quarta-feira, 29 de abril de 2015

Reguem a cidadania!

Estamos no bar de um clube esportivo, mesas arrumadas entre pequenos jardins bem cuidados. Um garotinho, com idade aproximada de cinco anos, abre a calça e urina num dos canteiros bem perto de duas senhoras. Seu pai chega rapidamente e, segurando o menino pelo braço, diz com voz forte: ‘peça desculpas a elas agora!’ Depois volta para a mesa onde estava com um amigo e outros três meninos. Todos riem do acontecido.

O senhor chamou a atenção do garoto diante de muitas pessoas por seu comportamento na presença das mulheres, mas o riso que se seguiu indica que ele não considerou a ofensa muito grave…

A cena nos levou a pensar em outro aspecto: como anda a educação para o convívio no espaço coletivo, para separar o público do privado e neste caso, da privada propriamente dita e a conversa sobre seu uso?

Teria sido um bom momento para um diálogo particular – preservando a intimidade do menino – sobre o respeito ao trabalho de quem fez o jardim, o cuidado com o que é para usufruto de todos.  Impossível não lembrar do que se vê nas ruas das cidades nos dias de festa, como Carnaval. A cidadania é um conjunto de atitudes do indivíduo dentro do convívio social que não se confunde com moralismo. Cada coisa no seu lugar!

Por: Helena Grinover e Marcia Arantes

Educar é a questão

Nenhum comentário:

Postar um comentário