terça-feira, 15 de julho de 2014

"Italian Drawings" - Obras inéditas de Francis Bacon

O Paço das Artes inaugura no dia 16 de julho a exposição Italian Drawings, com desenhos do artista irlandês Francis Bacon (1909-1992). Inéditas no Brasil, as obras serão trazidas pela produtora Mega Cultural, com curadoria de Monika Burian e Serena Baccaglini, e patrocínio da operadora de TV por assinatura SKY. A entrada é gratuita.

As 43 obras em preto e branco e em cor, desenhadas a lápis e de tamanhos variados, estavam sob os cuidados do último companheiro do pintor, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino. Por volta da década de 1980, Bacon --já septuagenário-- presenteou o então namorado com uma série de desenhos, que ficaram guardados sigilosamente até o início dos anos 2.000. Apesar de terem sido feitos na última década de suas atividades artísticas, Bacon retoma nos desenhos alguns temas da sua pintura da década de 1950, como os eclesiásticos, e imagens que fazem referência à crucificação. Na mostra Italian Drawings, há também retratos de amigos.

Esta coleção que será exposta pela primeira vez no Brasil revela uma faceta pouco conhecida do pintor, que afirmou repetidas vezes que não desenhava. De acordo com Renata Junqueira, coordenadora da Mega Cultural, a ideia é oferecer ao público a oportunidade única de ver outro lado do trabalho deste que é considerado um dos maiores artistas do século 20.

Serviço:
Exposição Italian Drawings
De 15 de julho a 7 de setembro
Paço das Artes: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária



Nenhum comentário:

Postar um comentário