terça-feira, 20 de maio de 2014

20 de Maio - Dia Internacional do Pedagogo

Profissão: Pedagogia

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este licenciado não se restringe a dar aulas. As secretarias de Educação vêm abrindo concursos para funções de coordenação pedagógica nas escolas públicas. E a obrigatoriedade da contratação de um pedagogo pelas creches amplia o mercado para este licenciado. “Para além do espaço escolar, o pedagogo é procurado para atuar no meio empresarial, em funções cuja principal aptidão é saber como ensinar”, diz Elianeth Dias K. Hernandes, coordenadora do curso de Pedagogia da Unesp, em Marília. Uma área em destaque é a pedagogia hospitalar, na qual o profissional elabora projetos didáticos para crianças e jovens internados. A educação corporativa também atrai cada vez mais pedagogos. Nesse caso, eles trabalham com programas de divulgação da cultura das grandes empresas e aprendizagem contínua dos funcionários. As capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades, mas nas demais regiões do país a demanda também é grande.

Curso

O acréscimo de um ano no ensino fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do ensino infantil - mexeu com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas tiveram de rever estão a grade curricular do curso, porque elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofa, história ou artes. O estágio é obrigatório.

Duração média: quatro anos.

O que  pode fazer

Administração escolar
Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.
Ensino
Lecionar nas cinco primeiras séries do ensino fundamental.
Educação especial
Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.
Orientação educacional
Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial
Desenvolver projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.
Pedagogia hospitalar
Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.
Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino.

Fonte: Guia dos Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário