segunda-feira, 7 de abril de 2014

7 de Abril - Dia do Jornalista

Este é o dia oficial da profissão de Jornalista. Esta comemoração foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa como homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou a que D. Pedro I abdicasse em 1831, no dia 7 de abril.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser “Dia do Jornalista”.

Associação Brasileira de Imprensa, uma das principais entidades representativas da classe, foi fundada em 7 de abril de 1908. Sua atuação em favor da liberdade de imprensa e de todas as liberdades democráticas confunde-se com a história da política nacional ao longo desses mais de 100 anos.

Desde o surgimento dos primeiros jornais, no século XVII, até a década de 1950, o jornalista era um intelectual bem informado e quase sempre ligado a movimentos e bandeiras políticas.

Os cursos superiores de Jornalismo surgiriam no Brasil em 1947, na Fundação Cásper Líbero (São Paulo) e, em seguida, na Universidade do Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Curiosamente, os currículos iniciais privilegiavam disciplinas técnicas, ainda que oferecessem algum conteúdo da área de humanidades. A imprensa brasileira estava crescendo, assim como o jornalismo de rádio e depois o televisivo. O caminho para os jornalistas era a profissionalização.

A censura do período da ditadura militar reforçou, porém, a tendência tecnicista nas universidades. Tal situação começaria a ser superada no fim da década de 1970, com a valorização de conhecimentos teóricos fundamentais (História, Sociologia, Filosofia, etc).

Hoje, a proposta dos cursos é formar jornalistas críticos, éticos e competentes; profissionais polivalentes e, ao mesmo tempo, especialistas, que atendam às demandas de uma sociedade cada vez mais competitiva.

O surgimento do jornalismo on-line, na década de 1990, mostrou a importância também de se inovar na mídia, no formato e na linguagem para acompanhar as mudanças da era da informação e da tecnologia.


            http://www.ftd.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário