terça-feira, 19 de novembro de 2013

Espaço virtual para a troca de conhecimentos em educação emocional

Uma área especialmente criada para crianças é a novidade do site da ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), entidade responsável pelo programa de educação emocional “Amigos do Zippy”, no Brasil e parceira do Grupo A, desde 2005. Além de poderem baixar ilustrações das histórias do Zippy e seus amigos para pintar, as crianças ainda terão a oportunidade de escrever para outras crianças que participaram do programa em 43 cidades do Brasil, sobre o que aprenderam e como usaram em suas vidas as habilidades emocionais que desenvolvem.

Segundo a presidente da ASEC, Tania Paris, esse é um espaço para atender a demanda deles mesmos. "Ao saber que existe quase 1 milhão de crianças em outros 26 países que participam, muitas crianças pedem para se corresponder com elas. Mas a barreira da língua sempre atrapalhou as tentativas”, explica.   Segundo Tania, muitas já usam o site, enviando mensagens para contar que gostam das aulas, ou na tentativa de falar com o Zippy - um bicho-pau. Esse e outros personagens das histórias ensinam às crianças como lidar positivamente com sentimentos, comunicar-se eficazmente, fazer amigos, resolver conflitos, lidar com mudanças e perdas e outras habilidades que atuam como "fatores de proteção" para promover saúde emocional e torna-las mais aptas a lidar com problemas e crises na vida toda. "É natural que quando aplicam na prática o que aprenderam nas aulas - e se tornam mais bem sucedidas ao lidar com suas dificuldades - queiram compartilhar com outras. E agora que nossa população já é de mais de 191 mil crianças no Brasil, estamos empolgados em oferecer a elas esse espaço de manifestação”, comenta a presidente.

Para acessar a página, o aluno precisa pedir o login e a senha para o professor que está desenvolvendo as aulas na escola ou entrar em contato pela página "Fale Conosco" do site, para receber sua identificação. Tania ressalta que todos os comentários passarão por um mediador – um profissional da ASEC – sendo, desta forma, um local muito seguro para as crianças.

 “Ocasionalmente temos também contato com adolescentes que participaram do programa há anos e sempre ficamos felizes em constatar o quanto o desenvolvimento emocional que tiveram aos 6 ou 7 anos impactou suas vidas”, ressalta Tania que conta com as próprias escolas participantes, na divulgação aos alunos sobre essa nova ferramenta.

O site da ASEC é www.az.org.br  e o espaço para login e 
senha são encontrados na página inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário