quinta-feira, 4 de abril de 2013

São Paulo é Legal


Você acha que seus filhos conhecem tudo o que há de bacana na capital? Então prepare-se para surpreendê-los. O livro infantil São Paulo é Legal! - Patrimônio (ed. Olhares), escrito pela historiadora Vanessa Sobrino e ilustrado por Bernardo França, mostra que alguns dos endereços mais conhecidos podem ser vistos a partir de perspectivas inusitadas, que não constam nos guias mais óbvios. O segredo para desvendá-los é misturar diversão com curiosidades históricas.

“Pensamos em como seriam as visitas que pais e filhos poderiam fazer a lugares. Como perceberiam algumas noções de preservação e de transformação desses espaços? A imaginação das crianças pode ser despertada quando se mostra o choque entre passado e presente. Isso amplia o repertório delas”, explica Vanessa.

Dicas da autora de como observar alguns locais:

SESC POMPEIA
O prédio já foi ocupado pela antiga Fábrica de Tambores da Pompéia. O desenho atual levou nove anos (de 1977 a 1986) para ser construído. A autora, Lina Bo Bardi, também projetou o Masp. Ela valorizou atividades que já eram comuns no bairro, como o futebol de salão, o baile da terceira idade, o churrasco aos sábados. “Uma dica é o passeio casado no Sesc e no Masp, para comparar os dois projetos e fazer uma brincadeira com os filhos: o que eles têm de parecido e de diferente? No Sesc, uma atividade que pode ser educativa para as crianças é almoçar com bandeja. Uma coisa simples e que faz parte do dia a dia de muitas pessoas.”

LIBERDADE
O bairro da colônia oriental pode se transformar em um parque de diversões para a meninada. Com a chegada do metrô, em 1970, a prefeitura investiu em um projeto para transformar a parada em ponto turístico. As luminárias a vapor, por exemplo, foram trocadas por lanternas no estilo japonês. E, a todos os comerciantes, foi pedido que colocassem os luminosos com os nomes de seus estabelecimentos na língua de origem. “É divertido mostrar as vitrines dos restaurantes, com comidas feitas de resina, e explicar essa diferença para as crianças”, diz Vanessa.

Serviço:
São Paulo é Legal! – Patrimônio
Autora: Vanessa Sobrino
Ilustrações: Bernardo França
Editora Olhares

Fonte: Veja SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário