sexta-feira, 12 de abril de 2013

Que tal conhecer estes museus sem gastar?


Alguns Museus da cidade abrem as portas sem cobrar a visita em alguns dias da semana. Aproveite esta oportunidade para conhecê-los e levar as crianças.




Museu da Língua Portuguesa
Museu interativo sobre a língua portuguesa com o objetivo de criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa".

O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

Localização:
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº


Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) tem por objetivo coletar, registrar e preservar o som e a imagem da vida brasileira, nos seus aspectos humanos, sociais e culturais. Nas décadas de 70 e 80, destacou-se como importante núcleo de difusão artística e educativa, convertendo-se em um centro de referência para a pesquisa audiovisual brasileira.

Conserva um vasto acervo, com mais de 350 mil registros, composto por filmes (curtas, longas, vídeos e documentários), discos, gravações (depoimentos, entrevistas, debates, palestras e apresentações musicais), fotografias e um setor de artes gráficas. Promove seminários, mostras e sessões regulares de cinema, vídeo e fotografia.Possui biblioteca especializada e o LabMIS, um centro de pesquisa e produção voltado às novas mídias, que abriga artistas residentes e comissionados.

Localização
Av. Europa, 158 - Jardim Europa


Museu do Futebol
Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol. Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008. o Museu do Futebol mostra-se um divertido passeio para os amantes da bola. A garotada vai se surpreender ao ver as cenas de Pelé e Garrincha em ação. Essas imagens são uma das atrações do espaço, onde também é possível calcular a velocidade de um chute, jogar com bola virtual, praticar pebolim e se aprofundar na história do esporte. E ainda dá para espiar o gramado verdinho do Estádio do Pacaembu sem o agito das torcidas.

Localização:
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu

Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

Localização
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. O mosteiro é a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana do país. Foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943, pelo então SPHAN (atual IPHAN) e, posteriormente, pelo Condephaat.

Localização:
Av. Tiradentes, 676 – Luz

Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) é a única instituição brasileira voltada ao estudo, preservação e exposição da história do mobiliário e das artes aplicadas, o MCB também é reconhecido como um dos mais dinâmicos centros de estudos da arquitetura e do design contemporâneo no Brasil. Anualmente, o MCB promove o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, uma das mais conceituadas premiações na área de design de produto no país.

Localização:
Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano 


Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um casarão projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.

A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

Localização:
Av. Paulista, 37 - Bela Vista

Casa Guilherme de Almeida
O museu tem por objetivo conservar, organizar e expor o acervo bibliográfico, histórico, artístico e documental que pertenceu ao poeta e tradutor Guilherme de Almeida, bem como estimular e realizar pesquisas e estudos críticos sobre sua obra e divulgar a literatura e os autores nacionais em geral.Também mantém o Centro de Estudos de Tradução Literária, responsável por organizar e ministrar cursos e outras atividades relacionadas à teoria e à prática da tradução.

A Casa Guilherme de Almeida possui um acervo com aproximadamente 15.300 peças, em que se destaca sua ampla e diversificada biblioteca, bem como uma significativa coleção de obras de arte de grandes expoentes do modernismo brasileiro (como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret), muitas das quais oferecidas ao poeta pelos próprios autores. A coleção também abarca objetos decorativos, indumentária, têxteis, comendas, numismática, jóias, discos e outros objetos que pertenceram a Guilherme e sua esposa, Belkiss Barrozo de Almeida (Baby de Almeida).

Localização:
Rua Macapá, 187 - Perdizes

Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Conserva um acervo de aproximadamente 4 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africano e afro-brasileiro, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O museu também oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.

Localização:
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera
www.museuafrobrasil.org.br

Paço das Artes
A instituição ocupa uma área de 4 mil metros quadrados em dois pisos, sendo dois mil metros quadrados de espaço expositivo. É conhecida no circuito cultural da cidade pelas suas exposições multimídia e pela promoção de jovens artistas.

Através da promoção de exposições e publicações, o Paço promove programas de ação cultural em diversas áreas das artes visuais: artes plásticas, design e multimídia, procurando estimular a reflexão sobre a arte contemporânea produzida no Brasil e no mundo e estabelecer relações com períodos anteriores à sua formação e com outras disciplinas, como a filosofia, as ciências), mídias e tecnologias.
  
Localização:
Av. da Universidade, 1 – USP - Butantã
www.pacodasartes.org.br

Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops/SP) entre os anos de 1940 a 1983

Localização:
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário