sexta-feira, 1 de março de 2013

Elogio à Disciplina


Um livro polêmico. Assim é definido "Elogio à disciplina" do renomado pedagogo alemão Bernhard Bueb. que enfatiza que é preciso ser corajoso para recuperar a disciplina e por isso apela aos adultos para que eles aceitem sua responsabilidade e busquem aplicar uma dose equilibrada entre amor e educação rigorosa.

"Neste texto polêmico apresento a somatória de minha vida pessoal. Gostaria de tornar públicas as conclusões às quais eu cheguei como pai, educador e professor durante 33 anos. Não contarei a história de um triunfo pedagógico. Meus relatos compreendem conhecimentos adquiridos de meus sofrimentos frente aos prejuízos sofridos em nossa cultura de educação alemã", resume Bueb.

Na obra, leitura imprescindível para pais, professores, pedagogos e educadores em geral, o autor convida os leitores a responder sobre os riscos da prosperidade por meio da educação rigorosa e busca novamente transmitir prestígio à disciplina na educação.

Segundo o autor o ensino sempre significa direção. "Isso é confirmado pelo conceito 'pedagogo' que vem do grego e significa conduzir crianças. Ele conduz, espera sucesso. Os pequenos não nascem obedientes, ignoram instruções, rebelam-se contra medidas educacionais, menosprezam ordens e utilizam todos os meios para impor suas próprias vontades", destaca.

Escândalos: pais x crianças
Ataques de fúria protagonizados pelos pequenos, habitualmente em restaurantes, supermercados, shoppings e estações de metrô, apresentam manifestações não compreendidas. Casos como estes que não são controlados por palmadas, necessitam de autodisciplina dos pais. "No entanto isso cresce de acordo com o grau de formação do pai e da mãe. Os mais esclarecidos sabem que não existe educação sem conflitos e que não devem ceder nem temer a publicidade se a negociação provocar um escândalo", explica Bueb.

Na obra o pedagogo frisa que é preciso ter coragem para educar e que para isso é essencial ter força para disciplinar. "A disciplina é a criança mal-amada da pedagogia, mas é o fundamento de toda educação. A disciplina representa tudo o que as pessoas detestam: obrigação, subordinação, renúncia decretada, repressão de instintos, delimitação das vontades próprias. No entanto ela sempre se legitima por meio do amor para com crianças e jovens", compara.

A busca da felicidade
A prosperidade dos países desenvolvidos ameaça nossa cultura de educação. Sempre foi preocupação das famílias abastadas que os filhos se deitassem em camas arrumadas e que não houvesse estresse. Famílias ricas preocupavam-se em ensinar aos seus filhos que, caso não se tornassem ricos, teriam que se acostumar à renúncia e à vida simples o que exigia disciplina e disposição dos adultos em dar às crianças orientações claras, estabelecer limites e ponderar conflitos.

"Hoje, uma cultura de educação não está mais pautada na prosperidade individual, mas sim na prosperidade coletiva dos países desenvolvidos. Televisão e internet levam crianças e jovens a acreditar que a felicidade depende da riqueza, esquecendo o simples fato de que o caminho para a prosperidade é estressante e que sozinha ela não torna o nosso mundo mais humano", finaliza Bueb.

Principais temas abordados na obra

- Para educar, é preciso ter coragem
- Obtém-se liberdade pela disciplina
- Aos pais, todo o poder
- A cura pela disciplina
- Nem sempre é preciso discutir sobre tudo
- A desordem leva ao sofrimento prematuro
- Quem quer ser justo na educação precisa estar pronto para castigar
- A família não é tudo
- "O ser humano apenas é completo quando brinca"
- Apenas talento não é suficiente

Bernhard Bueb - Filósofo e Teólogo. Membro do Conselho da Fundação de Estudos do Povo Alemão. Ex-Diretor do Internato Salem, Alemanha.


Serviço
Livro: Elogio à Disciplina - Um texto polêmico
Autor: Bernhard Bueb
Editora Artmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário