terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livro infantojuvenil aborda o mal de Alzheimer de maneira delicada


Mais do que narrar contos de fadas ou histórias totalmente fantasiosas, os livros infanto juvenis acabam servindo para inserir as crianças e pré-adolescentes em contextos adultos e ensiná-los a lidar com problemas bastante complexos. A premiada escritora Laura Bergallo faz isso de maneira primorosa em "Jogo da Memória" (Escrita Fina, 2010). Ela transforma o mal de Alzheimer em uma história repleta de ternura e emoção.  

Garoto acredita que quadrilha está roubando as memórias de seu avô

A trama narra a relação de Lucca com seu avô Pietro. Os dois costumam se divertir com um jogo da memória dos famosos mosaicos de Aquileia, uma cidade do norte da Itália. Enquanto estão reunidos em volta do tabuleiro, o garoto ouve com atenção as recordações do avô sobre seus primeiros amores, as aventuras juvenis e a guerra. No entanto, depois de um tempo, o patriarca da família não só começa a perder o jeito para o jogo como também passa a confundir o nome de filhos, dos netos e da própria mulher.

Enquanto a medicina credita o incidente ao mal de Alzheimer, Lucca desconfia de que a memória de seu avô foi roubada por uma quadrilha de perigosos bandidos, que ganham dinheiro vendendo as lembranças alheias. Junto com seus primos, ele tenta desmascarar a organização criminosa e se envolve em uma aventura eletrizante e cheia de surpresas.

Serviço
"Jogo da Memória"
Autor: Laura Bergallo
Editora: Escrita Fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário