sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A pressão na época do vestibular



A Celi Piernikarz, Orientadora do Colégio Horizontes, deu uma entrevista para o site: Seja Bixo, onde abordou a pressão que os adolescentes, muitas vezes, sofrem em casa na época do vestibular. Confira:


Pressão dentro de casa

Saiba como lidar com a pressão de pais ou familiares sem perder o foco nos estudos para o vestibular

Por Marina Ogawa

Engano de quem pensa que os pais são os que mais apoiam seus filhos na hora de prestar vestibular. Muitas vezes eles não dão o suporte necessário e cobram coisas do vestibulando para as quais ele não está preparado. Parte do vestibular depende não só dos estudos, mas principalmente do psicológico. Quem está despreparado, corre mais riscos de não ir bem e desperdiçar dias, meses ou até mesmo anos de estudos.

De acordo com a psicoterapeuta e orientadora profissional, Celi Piernikarz, os pais querem tanto algo de seus filhos que acabam atrapalhando a época de estudos, e até mesmo a hora da prova, onde o nervosismo é ainda maior. "Existem pais que pensam que só porque passaram em faculdades públicas ou fizeram um determinado curso, o filho tem de fazer igual ou melhor. Mas as coisas não são assim", comenta Celi sobre casos que ela já presenciou durante orientações em família. Tudo que possui muita cobrança e expectativa, frustra e isso prejudica no desempenho do aluno, seja na hora dos estudos ou no dia da própria prova.

E como fazer para superar as expectativas dos pais? Essa é uma das perguntas que rondam os alunos que querem satisfazer os mais velhos, e não suas próprias vontades. "O aluno tem que seguir o que ele quiser como carreira. Ir para a faculdade é o início de um novo ciclo. Ele tem que fazer sua escolha, e não a de seus pais".

Muitos pais ou familiares ainda pressionam os vestibulandos na esperança de que ele tome o rumo que eles julgam como certo, sem possibilidades de escolha. "Existem muitos pais que querem para os filhos o que eles não puderam ter, aqueles que também foram pressionados há anos e aqueles que querem que os filhos sigam o mesmo caminho que eles tomaram".

Nossa dica para você, vestibulando, é analisar se o que os seus pais querem que você siga, é realmente sua vontade e, também, buscar um equilíbrio entre as opiniões. Mas não se esqueça, o que realmente importa é a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário