terça-feira, 7 de agosto de 2012

Quatro dicas para a disciplina em sala de aula





Além das competências de ensino exigidas dos professores, uma das principais aptidões são a capacidade de administrar uma sala de aula e manter a disciplina dos alunos. Isso exige profissionalismo e maturidade do professor, mas talvez acima de tudo, paciência. Separamos algumas dicas para ajudar você a manter a disciplina em sala; confira.

1) Expectativas
Comece as aulas dizendo aos alunos quais são suas expectativas relacionadas à disciplina. Você deve deixar claro aquilo que pode ou não ser feito e lembrá-los das regras antes que os problemas ocorram.


2) A importância do respeito
Os alunos devem ter respeito por si mesmos, pelos outros, colegas e funcionários da escola, e pelas coisas. Enfatize a importância disso sempre que necessário.

3) Ensino pelo exemplo
Da mesma forma como você exige disciplina em relação a prazos, seus alunos esperam que o exemplo comece pelo professor. Ao passar o cronograma de aulas, trabalhos e provas, seja fiel a ele.

4) Emocional
Sua disciplina e postura devem ser firmes, calmas e sem emoções. Envolver sentimentos nesse tipo de questão não é profissional em um escritório, por que seria em uma sala de aula? Não deixe que os alunos controlem suas reações, você deve administrá-las assim como faz com os alunos.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário