terça-feira, 22 de maio de 2012

Mostra retrospectiva da Obra de INGMAR BERGMAN


Ingmar Bergman, um dos cineastas mais cultuados e influentes da história, será homenageado no Brasil na maior mostra já realizada de seus filmes, que somam mais de 50 títulos. A Mostra Ingmar Bergman acontece no CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além dos filmes, o evento terá um Q&A com o documentarista sueco Stig Björkman e um curso ministrado pelo crítico Sergio Rizzo. Em São Paulo, a mostra acontece de 13 de junho a 15 de julho. No Rio será de 8 de maio a 15 de junho e em Brasília, de 19 de junho a 22 de julho.

Parte dos filmes exibidos serão em cópias restauradas e as exibições serão, em sua maioria, em 35mm.

A Mostra abrangerá todas as fases da carreira do diretor, desde filmes menos conhecidos do começo de sua carreira cinematográfica nos anos 40, como Prisão, Crise, Chove Sobre Nosso Amor, passando pelos clássicos dos 50, como Mônica e o Desejo (1953), O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), A famosa Trilogia do Silêncio com O Silêncio, Luz de Inverno e Através do Espelho (1961), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
Já entre os destaques da filmografia de Bergman dos anos 70, serão exibidos  Gritos e Sussurros (1972), Cenas de um Casamento (1973) e Sonata de Outono (1978), entre outros.

Ingmar Bergman, morto em 2007 aos 89 anos, é um dos cineastas mais influentes na história do cinema. Em todos os cantos do planeta, diretores inspiram-se na rica filmografia do sueco. O cineasta Jean-Luc Godard, em seus anos de crítico na Cahiers du Cinema, escreveu sobre Bergman: “O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico”.

Serviço:

Local: CCBB São Paulo

Endereço: Rua Àlvares Penteado, 112 – centro CEP. 01012-000

Funcionamento: de Quarta a Domingo, das 9h às 20h.

Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário