quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atitude empreendedora



O QUE UNS CHAMAM DE “LOUCURA” OUTROS PERCEBEM COMO OPORTUNIDADE

Ser empreendedor é aprender a desenvolver a autonomia e a iniciativa pessoal, a pesquisar, a buscar conhecimentos além daqueles pedidos pelos professores em sala de aula. Ser empreendedor é aprender a ler a realidade a partir de diversos ângulos, ler uma notícia de diversas fontes e formar a sua própria opinião. Empreender é vislumbrar as tendências e pensar em formas de investir em oportunidades novas no mercado de trabalho. É olhar para um supermercado, uma loja, um restaurante ou um consultório, sempre pensando em como melhorar o atendimento, os serviços, os produtos, as embalagens, a comunicação, enfim, é cultivar um olhar que viaje na imaginação e pense o que ninguém se atreveu antes a pensar.

Houve um tempo em que não usávamos telefone celular. Provavelmente, quando a primeira pessoa citou a hipótese de fabricar um, alguém lhe disse que era loucura. O mesmo aconteceu com os computadores. Quando Bill Gates apresentou à empresa onde trabalhava a ideia de fabricá-los em larga escala, para uso pessoal, alguns riram dele. E hoje mal conseguimos viver sem um microcomputador ou notebook, não é mesmo? Máquina fotográfica digital, Wireless, coisas tão novas.

Daqui a alguns anos, quais serão as próximas novidades que se tornarão indispensáveis?O que mais precisamos inventar? Como vamos viver daqui a 20 anos? Como melhorar a forma como trabalhamos?Como criar uma forma de melhorar os relacionamentos entre as pessoas? Como produzir mais água doce?Como manter nossa saúde? São algumas perguntas que todos podemos fazer para exercitar o espírito empreendedor. Perguntas que sempre terão novas respostas.

O espírito empreendedor pode ser desenvolvido por meio de treinamento e educação. Quanto mais os pais e educadores treinarem as crianças desde cedo a enfrentarem responsabilidades, a pensarem nas conseqüências de seus atos, e a procurarem lidar com a vida de frente, sem superproteger nem abandonar, maiores as chances de formarmos uma geração de gente que seja gente de verdade, que trabalhe com honra e dignidade em favor de uma sociedade. Os filhos devem aprender que o trabalho não serve para tirar dinheiro dos outros e sim para agregar valor e fazer a diferença no mundo, pois somos tão felizes quanto fazemos a diferença na vida dos nossos semelhantes. Todas as pesquisas sobre felicidade apontam para a necessidade uma vida de valores, de relacionamentos sadios e de dedicação ao próximo.

A pessoa que investe algum tempo desenvolvendo este espírito empreendedor desde cedo é a que tem maiores chances de sucesso no futuro. Algumas das principais características das pessoas empreendedoras são: autoconhecimento, autoestima, solidariedade, habilidade de comunicação, inteligência emocional, criatividade, trabalho em equipe, pró-atividade, atenção a detalhes, capacidade de gestão de projetos, bons relacionamentos e habilidade para usar as mais diversas tecnologias. Desenvolver essas características envolve reconhecer que somos modelos destas gerações que afloram diante de nós. Por isso, como modelos que somos precisamos dar o primeiro passo e rever nossas atitudes, refletir sobre nossas ações diante de nossa própria carreira. É preciso refletir sobre o modo como lidamos com as nossas adversidades e o quanto somos, nós mesmos, pessoas empreendedoras e cheias de energia e motivação para viver e trabalhar. Sempre é tempo. Se estamos vivos, podemos re-viver idéias, ideais, sonhos e projetos. Por isso a vida quando bem vivida, se torna um presente: um presente que damos a nós mesmos quando estamos inteiros naquilo que fazemos.

Nossos jovens precisam aprender, desde cedo, que a distância entre seus sonhos e suas realizações tem um nome: atitude. As atitudes que adotamos modelam as deles. Que atitudes seu filho vai observar em você, hoje?

Leo Fraiman
Psicoterapeuta, Especialista em Psicologia Educacional.
Autor da Metodologia OPEE – Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo, pela Editora Esfera.
Autor do livro Meu filho chegou na adolescência, e agora?  Como construir um projeto de vida JUNTOS, pela Editora Integrare.
www.fraiman.com.br – leo@fraiman.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário